Resenha: Receio - Débora S. Mattana (A Disputa do Coração #2)

21 setembro 2017



Megan selou parte de seu destino com um beijo. Mas ela e sua melhor amiga foram raptadas por quem menos esperavam. Em sua prisão, o que mais aflige Megan não é seu raptor, pois ao mesmo tempo em que se transforma em uma nova raça e aceita suas antigas raízes mágicas, seus sonhos e lembranças são invadidos por um demônio cruel e obcecado chamado Uric, que finalmente lhe apresenta sua antiga história e prova que suas escolhas tiveram sérias consequências. Agora esse demônio exige seu retorno. Almejando reencontrar seu amado sobrenatural Erick Drago, Megan, junto com Georgiana, busca uma maneira de fugir. Mas uma verdade a enfraquece e a assombra, como já fez com muitas outras que, assim como ela, possuíam os dons peculiares de uma lâmia. O mesmo dom que a torna um brinquedo nas mãos dos deuses e uma peça em seus jogos. Ela precisará enfrentar seu destino de lâmia, mas não será como os deuses querem... Não mais. O receio é o único aliado desse coração condenado...
Edição: 1
Editora: Arwen
ISBN: 9788568255926
Ano: 2017
Páginas: 398


Oi gente, hoje eu tô aqui após dois anos pra trazer a resenha da sequência de um Young Adult Nacional do qual eu gostei muito, Anseio da na época autora estreante Débora Mattana, que agora vem com seu segundo livro se consolidar no cenário nacional, como um grande nome dessa nova geração de autores de fantasia.


Como mencionado na resenha do primeiro volume a Débora desenvolveu todo um cenário e mitologias especiais para o seu romance. E nesse universo várias espécies de seres míticos como Bruxas, Fadas, Elfos, Demônios e Dragões, entre outros co-existem com os humanos e são governados pelos Deuses, porém cada um habita em suas ilhas, pois já ocorreram inúmeras batalhas envolvendo as espécies. Os únicos que ignoram a existência das outras raças, são os humanos, devido ao fato de que em outra época eles foram amaldiçoados pelos Deuses. 

Não vou tentar aqui esmiuçar a mitologia criada pela autora, pois eu não conseguiria explica-la. Vou apenas os situar em relação aos nossos protagonistas. No primeiro livro Megan descobre que é uma bruxa que foi amaldiçoada a viver entre os humanos como uma delas, através do feitiço das dez voltas. Que a faria reencarnar numa vida após a outra durante dez ciclos sem lembrar-se de quem ela de fato era. O autor desse castigo foi Uric um demônio alfa, para quem Megan havia sido prometida e quis se vingar após ser rejeitado. 
No entanto durante essa existência Megan encontra Erick Drago, o príncipe dos dragões e um adaptado celestial. Adaptados celestiais nascem com a missão de encontrar sua alma gêmea, após a primeira batida seus corações param e só voltam a bater quando eles a encontrarem e quando eles se beijarem, esse parceiro (que naturalmente retribuirá esse amor) também se tornará um adaptado celestial. E nesse segundo livro nós vamos entender o quão complexo e quantos empecilhos existem para atrapalhar esse amor, pois nunca antes espécies tão diferentes foram destinadas a permanecer juntas. Seria esse mais um jogo dos Deuses?




Em receio notamos um maior aprofundamento em Megan, a personagem vai amadurecendo a olhos vistos, e isso pra mim é uma das coisas mais legais em uma leitura, ela descobre que é bruxa e torna-se também uma adaptada celestial, isso a coloca diante de séculos de memórias adormecidas, seus antigos poderes que precisam ser despertados e também poderes novos que ela não tem ideia de como usar. Em alguns momentos ela ainda age como uma pirralha mimada e dá vontade de entrar no livro pra dar umas tapas nela, mas acontece pouco. 
O triângulo amoroso que tenta existir no primeiro livro, nessa sequência mostra que de fato nunca teve força, pois a mocinha desde o início já estava ciente de com quem ela queria ficar. E mesmo com a chegada de mais um pretendente na figura de um novo antagonista, em momento algum ela se distância desse ideal.

Enquanto Anseio acabou com uma reviravolta eletrizante que me deixou muito animada para fazer a leitura dessa sequência, Receio acabou de uma forma mais enxuta, encerrando um ciclo e colocando todos os pontos nos "is". Acredito que sim, teremos mais um livro nesse universo, mas esse será protagonizado por outros personagens. A história de Megan e Eric já recebeu o seu felizes para sempre. Em receio rola muita emoção, muitas lágrimas e até mesmo mudança de opinião em relação a alguns personagens, mas sobretudo iremos preencher as lacunas que ficaram do primeiro livro.
Nesse novo livro eu não pude deixar de notar também o amadurecimento da escrita da Débora, que já era muito boa no primeiro livro, mas nesse a senti mais adulta, até mesmo na abordagem de temas complexos dentro dessa obra de fantasia, como por exemplo a violência contra a mulher e o relacionamento homoafetivo. 

A edição do livro está linda, Receio recebeu uma capa que tem mais do conceito de fantasia, do que Anseio que também tinha uma capa maravilhosa, mas que podia enganar em relação ao enredo e isso foi algo maravilhoso. A diagramação da Arwen está muito bonita e super agradável e não notei erros de revisão. Recomendo a obra à todos, mas principalmente aos fãs de fantasia adolescente, essa é sem dúvidas uma duologia que agradará aos adolescentes e aos saudosos da Saga Crepúsculo.

Espero que vocês tenham gostado da resenha, não deixem de deixar suas opiniões nos comentários e vários beijos ♥

9 comentários:

  1. Kris que reviravolta é essa? Fiquei bem encantada com esse livro, lembrei de contos de fadas por causa do beijo e a vontade de reencontrar a pessoa, sei que seria uma ótima leitura, ainda mais que é cheia de mistério, dica anotada e que edição linda!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi Kris! Que fofura seu blog.
    Não consegui achar a resenha do livro 1. Despertou a minha curiosidade conforme eu fui lendo a resenha. Não conseguiria ler tão sendo pelas minhas leituras em andamento, mas amei conhecer a história.
    Fora essa capa maravilhosaaaa!😍
    Beijos

    Resenhando por Marina

    ResponderExcluir
  3. Olá!! :)

    Eu confesso que nunca tinha ouvido falar sobre este livro mas ainda bem que gostaste de fazer a leitura!! :)

    Enfim, acho ótimo que seja de fantasia (adoro!) e que tenha um reviravolta assim tao eletrizante! Adoro!!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  4. Achei a capa maravilhosa e fiquei interessada no livro, sim!
    Mas ele vai ter que esperar um bocado para que eu possa adquiri-lo e lê-lo.
    Mas anotei a dica e agradeço pela sugestão!
    Sua resenha ficou mega bem estruturada, viu?
    Parabéns pelo capricho!
    Beijinhos!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  5. Amei conhecer esse livro através do seu blog, a história parece ser interessante, ainda que no momento não possa pegar para ler.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Uau, que capa lindaaa. Eu amo livros de fantasia e já quero ler esse.
    Eu não li a resenha do primeiro, mas agora que li a da continuação fiquei doida para ler, vou procurar os livros com certeza quero conhecer a trama e os pesonagens.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  7. Oi Kris,
    Tudo? Então, gostei da capa é linda demais, me desanimei um pouco a ver que o livro era de fantasia porque não é meu gênero preferido e fiquei confusa ao ver que ela misturou tantos seres mitológicos em uma mesma história, senti um pouco de medo disso. Mas, enfim vou anotar a dica e repassar para meu marido que gosta de livros nesse estilo quem sabe a gente dê uma chance.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Hello!
    I loved the post, I didn't know your blog and I followed it, would you follow mine back?

    Greetings!
    Obsesión por la lectura

    ResponderExcluir
  9. Kris, eu nunca tinha ouvido falar desse livro.
    Estou encantada pela premissa e fiquei morrendo de curiosidade para saber mais.
    Gosto de histórias que são assim e que terminam com pingos nos is.

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :|
:-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Seja Bem-Vindo,
Interaja conosco, é um prazer poder saber a sua opinião.


Deixe seu link que retribuiremos a visita.
Não serão aceitos comentários ofensivos ou de span.

Volte sempre ♥