Resenha: Terezinha - Josué Souza

09 setembro 2016




Edição: 1
Editora: Hoo Editora
ISBN: 9788569931119
Ano: 2016
Páginas: 144
Compre o seu no site:  Hoo Editora
Sinopse:"Não foram poucos momentos de brincar na minha casinha de bonecos. Sozinho naquele quarto, com meus brinquedos inanimados, usava minha imaginação pra proporcionar a vida: bonecos de fina porcelana.
Quando criança, meus pais não me deixavam brincar muito na rua. Os amigos vinham comigo em casa ou eu brincava sozinho no quarto, repleto de bonecos de porcelana. Eram bonecos tão especiais, feitos de porcelana branca, pareciam brilhar no escuro. Queria poder emprestá-los aos meus amigos, mas quem brincaria comigo com bonecos de porcelana? Minha mãe temia que eu os quebrasse. Tinha mais intimidade com a minha casinha de bonecos do que com gente."


      Oi gente, hoje eu trago para vocês a resenha dessa obra que traz ao publico LGBT uma representatividade maravilhosa. Terezinha é um livro de contos escritos pelo autor Josué Souza caracterizado principalmente pelo uso de personagens Queer. Para quem não sabe o que esse termo quer dizer eu vou explicar beeem por alto, usando até mesmo alguns termos usados no livro.

          O Termo Queer usado no livro representa indivíduos que se identificam como uma identidade "desviante", seja de gênero, ou de sexualidade. Representa pessoas que não se identificam com o popular conceito estabelecido de feminino e masculino, com a ligação entre esses gêneros e a afetividade, e sendo assim são tachadas de inadequadas, discriminadas e/ou mantidas às margens da sociedade. Recomendo que leiam esse texto da Revista Forúm para um melhor entendimento da Teoria Queer.

        A Obra do Josué Souza é uma coletânea de 17 textos do autor que é dono de uma escrita forte, impactante e ao mesmo tempo poética. Os contos variam pelas mais variadas nuances de personagens que correspondem a teoria Queer, expondo até mesmo que alguns deles possuem preconceitos sobre eles mesmos e sobre semelhantes, se escondem, simplesmente não se aceitam...
          O impacto causado pela obra é devido a temática abordada, que é muito rica e ao mesmo tempo é pouco explorada no meio literário, por ainda ser passível de sofrer descriminação, poucos ousam falar do assunto abertamente, quem dirá escrever sobre isso. Sendo assim, Terezinha leva o leitor a refletir sobre os vários pré-conceitos com os quais somos bombardeados desde o nosso nascimento. A parte poética da obra advém da ampla dose de representatividade e da doçura que é claramente inerente a pessoa do próprio autor, que traz em seus contos uma poética ímpar, que se mescla completamente as histórias desses personagens.
        A Escrita da obra é um pouco complexa, desde a ambiguidade utilizada para o desenvolvimento dos textos, quanto pela linguagem empregada pelo autor. O uso desses recursos me fez tomar a ousadia de dizer que a leitura de Terezinha venha a ser mais atrativas a leitores intelectuais, pois acredito que um leitor 'mais popular' possa ficar um pouco perdido durante a leitura, mais isso faz com que a obra também sirva como um bom treino de leitura e interpretação de texto, além do amplo conteúdo social e reflexivo a que o leitor será apresentado.

        Quero desde já agradecer a Editora Hoo por ter cedido o livro, essa é a primeira resenha da nossa parceria e foi maravilhosa. O Trabalho gráfico da obra está ótimo, a capa do livro é muito bonita e representa sem dúvidas o conceito do livro. A Diagramação está simples, mas excelente, muito organizada e com uma fonte grande que em contraste com as cores do papel facilitam a leitura, não notei erros de revisão.

         É sem dúvidas que eu recomendo a leitura e não só para o publico LGBT, mas também para as pessoas envolvidas com o ativismo social, para os país e educadores, assim como para todo e qualquer individuo que tenha interesse de desconstruir muitos dos preconceitos que todos nós acabamos carregando devido a criação que fomos submetidos. Terezinha é uma leitura excelente para iniciar o desenvolvimento dessa empatia.

Assistam ao Book Trailer


        Espero que vocês tenham curtido a leitura, não deixem de deixar o seu comentário.
        Beijos.

12 comentários:

  1. AMEI! Tenho vontade de aplaudir de pé a ousadia do autor em trazer à tona personagens Queer, usando a literatura para convidar o leitor a refletir e se sensibilizar. Gostei de saber que a linguagem é complexa, pois adoro tal característica e me vejo com público para a obra. Sou psicóloga e meu interesse é sempre acompanhar os fenômenos comportamentais mantendo em mente a importância de respeitar as diferenças e proteger o direito de todos encontrarem a felicidade e a liberdade de se expressarem. Anotei a dica.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo carinho, Francine. Espero que possa ter a oportunidade de ler meu livro e aguardarei, ansiosamente, seu comentário <3

      Excluir
  2. Olá
    Amei!
    Gostaria muito de ler e formar uma opinião sobre um assunto ainda tão polêmico.
    Será que encontro em e-book na Amazon? Vou pesquisar
    Parabéns
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Encontra sim, Márcia Lopes. Muito obrigado por seu interesse!
      Amazon(livro físico): https://goo.gl/grbPLV
      Amazon(ebook): https://goo.gl/oqDLzc

      Excluir
  3. Olá!
    Achei a temática escolhida pelo autor super bacana, porém, não gosto de coletâneas de textos, então esse é um livro que não me chama muito a atenção.
    Ainda assim eu gostei de saber que o autor possui uma escrita forte, impactante e poética.
    Bela resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo seu comentário sobre o meu trabalho, Jess Leite. Se quiser conhecer alguns contos pra, quem sabe, se interessar por ler o livro, há uma amostra de alguns contos, no link: https://goo.gl/x2kNx6

      Abraços fraternos,

      Josué Souza.

      Excluir
  4. Oiii!!! Eu gosto muito de livros de contos.
    Acredito que esse eu também iria gostar. O tema é bem interessante, só não sei se, como vc disse a escrita é complexa se eu iria demorar muito para conseguir terminar a leitura. De qualquer forma, pretendo ler sim.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Torço muito pra que goste do meu trabalho, Criiiiis. Há uma amostra dos contos no link: https://goo.gl/x2kNx6

      Abraços fraternos,

      Josué Souza.

      Excluir
  5. Oiiii
    Eu não conhecia essa editora. Apesar de gostar de livros com a temática LGBT, não sou muito de contos. Por isso acho que não leria no momento. Porém acredito que esse tipo de livro é ótimo para quebrar preconceitos.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se puder me dar a oportunidade e conhecer meu trabalho, segue o link com alguns contos, pra você perceber do que falam e como falam meus contos (https://goo.gl/x2kNx6).

      Muito obrigado pelo seu comentário.

      Com carinho,
      Josué Souza

      Abraços fraternos,

      Josué Souza.

      Excluir
  6. Oie,
    São poucos os títulos de obras LGBT que eu leio. Mas confesso que fiquei extasiada por vc falar que o autor tem uma escrita Cheia de ambiguidade e uma escrita mais formal. E sim, quem n tem afinidade com esse tipo de linguagem fica perdido.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prometo que não ficará perdida, justamente, pelos contos serem relativamente curtos. Então, apesar de alguns contos terem um estética mais forte, conseguem ser compreendidos!

      Segue uma amostra do trabalho: https://goo.gl/x2kNx6

      Muito obrigado pelo seu comentário.

      Com carinho,

      Josué Souza.

      Excluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :|
:-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Seja Bem-Vindo,
Interaja conosco, é um prazer poder saber a sua opinião.


Deixe seu link que retribuiremos a visita.
Não serão aceitos comentários ofensivos ou de span.

Volte sempre ♥